12 julho 2016

Filme x livro: Como eu era antes de você

Eu sei que já falei sobre esse livro no vídeo dos últimos livros lidos, mas agora a parada é diferente. 
Esses dias fui ao cinema assistir o filme ''Como eu era antes de você'', confesso que eu estava ansiosa para ver esse filme desde que li o livro, então dai vocês tiram o quanto eu queria ver. E durante o filme mesmo tirei as conclusões de que esse filme merecia um filme x livro o mais rápido possível.

Sinopse e detalhes

O filme/livro conta a história da Louisa Clark (Emilia Clarke) que é uma menina simples, de origem modesta, com dificuldade financeiras, sem grandes aspirações na vida e que ama usar roupas bem chamativas e divertidas. E também fala sobre a vida de Will (Sam Claflin) que é um rapaz rico e bem sucedido, onde leva uma vida repleta de conquistas, viagens e esportes radicais até sofrer um acidente, que o torna tetraplégico, obrigando-o a permanecer em uma cadeira de rodas. A situação o torna depressivo e extremamente cínico, para a preocupação de seus pais (Janet McTeer e Charles Dance). E é neste contexto que Louisa é contratada para cuidar de Will, ela faz o possível para melhorar o estado de espírito dele e, aos poucos, acaba se envolvendo com ele. 

Crítica ao filme (roteiro, elenco, trilha sonora...)

Amo livros que se tornam filme, mas no fundo tenho um certo medo, porque só tem duas opções para adaptação: ou da muito certo ou é um desastre. E era exatamente disso que eu tinha receio, pois já li vários livros que amei e quando vi o filme foi tipo ''puf, como faz pra desver isso? socorro'' e um livro que eu jamais queria que acontecesse isso era Como eu era antes de você. Mas, adianto logo que felizmente deu muito certo, eles conseguiram explorar bem a personalidade de cada personagem e devido ao fato do roteiro ter sido escrito pela própria Jojo Moyes, foi muito fiel ao livro. 

O elenco saiu bem próximo do que eu já tinha imaginado, os atores foram bem escolhidos, me fez ver o Sam Claflin de uma maneira mais diferente dos jogos vorazes e percebemos que ele mergulha de cabeça no personagem e quem já assistiu Game of thrones vai saber que Emilia conseguiu mostrar que é uma atriz versátil, ela conseguiu passar o lado divertido e o lado mais inseguro da Louisa. A interação dos dois protagonistas foi maravilhosa! 
Por mais que tenha passado poucas cenas dos pais de Will, da pra perceber que Janet Mc Teer e Charles Dance conseguem transmitir todo pesar, todo sofrimento com aquela situação. 
             
Quando to lendo um livro gosto de colocar músicas que eu ache que combine com aquela história e ficar lendo, pode parecer estranho, mas amo fazer isso. E gentche, quando vi a trilha sonora desse filme fiquei simplesmente sem palavras, acho que foram todas muito bem escolhidas e combinaram perfeitamente com cada momento.
Mas, ainda preciso falar um pouco sobre algumas mudanças no roteiro que senti falta e algumas polêmicas. ~se você não viu o filme ainda e não gosta de spoiler, aconselho a fechar essa abinha agora mesmo~

A primeira mudança que percebi de cara foi que cortaram a irmã do Will da história, a Georgina (irmã de Will no livro) não fez a menor falta na história e a inexistência dela faz a gente sofrer mais pelos pais de Will, por ele ser filho único.

Senti muita falta das cenas das tatuagens, no qual eles fazem na volta do concerto, se eu não me engano, onde a Lou faz uma abelha e o Will a data de validade. E eu achava essa cena muito linda e importante.

Senti falta também da cena onde os reportes cercam a casa da Lou quando descobrem que Will quer morrer, porque era um momento de tensão necessária.

E pra fechar, eu acho que eles poderiam ter feito algo mais impactante na parte da ''despedida'', achei a cena meio curta por ser uma das principais do filme. Essa cena poderia ter sido 100% igual da livro!
E uma das polêmicas mais comentadas foi sobre ter tirado o fato de Lou ter sofrido de abuso sexual e a explicação da diretora é que ela não queria que se tornasse um filme sobre uma garota que foi estuprada. Ma minha opinião era fundamental ter esse detalhe no filme, não só para explicar certas atitudes da Lou no filme, mas também mostrar que uma vítima de abuso pode superar esse pesadelo e ser erguer, voltar a ter uma vida normal.

E pra finalizar a tão comentada morte de Will, que muitos falam que não era para ele ter morrido. Mas, vamos pensar e analisar: se Will não tivesse morrido teria sido mais um filme de romance clichê, eu acho que a morte dele foi uma quebra para o felizes para sempre. Afinal, a vida é assim, nem sempre é tudo como a gente quer e nem sempre a felicidade será uma garantia!
 E é basicamente isso, meu amor por esse livro/filme vai ser eterno, superou quase todas minhas expectativas e admito que sai do cinema com a cara inchada de tanto chorar <3 haha
E vocês já assistiram e leram Como eu era antes de você? Superaram as expectativas de vocês? Comentem. 

8 comentários :

  1. Gente, ainda não li o livro mas me apaixonei e chorei horrores com o filme! Não sei do qual vou gostar mais, mas sou muito apaixonada por esses dois.
    A trilha sonora é maravilhoooosa! Encantada <3

    http://www.mulhermelhore.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anwww, tenho certeza que vai amar o livro! haha <3

      Excluir
  2. Minha mãe leu o livro e chorou horrores do meu lado, depois ela assistiu o filme e chegou inchada em casa. Estou loucona para assistir/ler. Beijinhos, Franciny!
    Blog Montando o Look | Youtube | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérioooo? Recomendo demais que leia memso haha
      beijão <3

      Excluir
  3. Me sinto tão estranha hahaha Pois nunca li o livro e vejo todos comentando sobre :)
    Vou ter que ler e assistir o filme depois da sua reflexão!!!
    Amei seu Blog <3
    + 1 Inscritaa Beijuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérioo? É ótimo, vale mt a pena ler viu haha <3
      muuuito obrigada, fico mt feliz. Volte sempre, beijos <3

      Excluir
  4. Li o livro e concordo com você. O filme pecou em ter deixado de fora a cena da tatuagem e dos repórteres, bem como a cena que ela briga com a mãe para ir se despedir dele. Pecou também na despedida que era o foco do filme. Não senti falta da história do abuso, mas achei que a irmã de Lou foi descrita como um anjo e no livro ela não é tão boazinha assim.
    No mais, achei o filme maravilhoso, já vi umas 4 vezes e chorei em todas. Definitivamente, é um livro/filme que marcou.

    ResponderExcluir
  5. Li o livro e concordo um pouco com você. Realmente, a cena da tatuagem e dos repórteres poderiam ser colocadas, mas a cena do abuso não senti tanta falta não. Achei que pecou na despedida também, achei que poderia ter explorado mais já que era o ponto alto do filme. Outra cena que eu senti falta foi a briga de Lou com a mão para se despedir de Will e também achei (na verdade não senti tanta falta) que a irmã dela foi um anjo no filme quando livro não é tão assim.
    No mais, achei lindo. Assistir 2x antes de ler o livro (que demorou um pouco pois eu não tinha coragem) e depois vi mais 2 e consegui chorara horrores todas as vezes. Realmente, um filme que vai ficar marcado.

    ResponderExcluir